Na última segunda-feira, dia 21 de fevereiro, a sessão da Câmara de Ivinhema, recebeu a visita do Presidente da SANESUL, Walter Carneiro. Ele se dispôs a participar após o vereador Valdemar Angelo – Dema (PDT) realizar indicação na semana anterior sobre o assunto.

O objetivo do convite para que alguém da empresa pudesse participar, foi para esclarecer dúvidas de muitos moradores sobre o esgoto sanitário, que está em obras no município.

Walter optou por ele mesmo vir a Ivinhema e falar a respeito em plenário, para a população. Ele destacou sobre as diversas ações realizadas pela empresa no Estado, e aquelas que estão programadas para o futuro, como o Programa Caixa d’Água Social, visto que 68% da população de MS não possui caixa d’água, e nenhum outro reservatório de água. “A SANESUL entra com a doação e o município entra com a instalação”, informou sobre o projeto piloto.

Várias perguntas sobre o Esgoto Sanitário foram realizadas ao Presidente, que respondeu prontamente, como o tamanho no encanamento utilizado na obra, a questão do nível da fossa estar mais baixo no imóvel do que a rede de esgoto na rua, e a obrigação de aderir a rede quando estiver apta a funcionar.

Logo em seguida, quem também falou a respeito da possibilidade de novas casas populares nos próximos anos, foi Victor Hugo Omitto Franco, Secretário de Habitação, Trabalho e Inclusão Digital. Victor disse que no momento não há previsão devido à falta de verbas, porém não descartou possibilidades no futuro e também respondeu perguntas feitas pelos parlamentares.

O Procurador do Município, Dr. Fernando Pereira, esclareceu dúvidas relacionadas à desapropriação de terrenos, especificamente do Bairro Triguenã, ocorrido no mandato anterior, e o andamento de suas respectivas escrituras. Esta situação causa um grande anseio em muitos moradores do bairro que sonham em regularizar seus imóveis.

A sessão completa, com as perguntas, respostas e informações podem ser assistidas pela página do Facebook da Câmara de Ivinhema pelo link https://www.facebook.com/camaraivinhema/videos/368646941746244. A sessão teve início às 18:00h e foi transmitida ao vivo pela rádio Itapoã FM e pela página do órgão, para que toda população acompanhe e participe.