
Durantes a vigésima Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada a noite de segunda-feira (07), o vereador Claudemir Batista da Rocha (Claudião do Raio X), fez uma indicação à Energisa Mato Grosso do Sul, Distribuidora de Energia S.A., solicitando a substituição dos postes de energia elétrica de madeira por postes de concreto no Distrito de Amandina.
“Essa indicação que eu estou fazendo pra Energisa é pelo fato de que eu já vinha questionando, através de ofício, questão dos postes de madeira. Quando se colocou energia em vários lugares lá no Distrito, no ano de 1998, foi se colocado muito postes de madeira, de eucalipto tratado naquela época. Foi muito bem-vindo, porque alguns setores não tinham energia. Mesmo com postes de madeira, nós ficamos muito felizes por ter cheio a energia. Pois bem, já se passaram vários anos, e aqueles postes ainda se encontram lá. E tivemos na última quartafeira uma experiência muito triste, muito complicada, porque pegou fogo na rede de energia e esse fogo, através da rede, passou para um poste de madeira.
Isso começou em torno das 9, 10 horas, e esse poste foi queimando, uma equipe esteve lá restabeleceu parte da energia para a distribuição, mas deixaram o poste queimando. Quando foi em torno à noite, o poste tinha separado, separado ao meio, apenas pendurado pela alta tensão. Fios de baixa tensão caíram pela rua, pessoas correndo risco.
Ao ver do contribuinte, chega a ser um descaso com quem contribui e viveu a situação daquela.
Teve famílias que ficam mais de 24 ou 30 horas sem energia naquele dia. E como ainda tem vários postes de madeira em Amandina, estou pedindo para a energia fazer essa troca, porque já tem poste bem danificado e poderá acontecer a situação semelhante.
Através de conversas, conseguimos trocar se aquele poste que estava queimando ainda à noite e a energia foi restabelecida no outro dia, às 19 horas, então o transtorno para a população foi muito grande. Nós sabemos que a energia aqui nesta casa é uma empresa bem questionada pelo serviço às vezes que presta e que não atende realmente o desejo da população, que é quem paga pelo serviço. E lá diante daquela situação também não tivemos outra forma, não sei
também entender que eles demoram no atendimento.
A ligação, você fala com robô, você é difícil de falar com uma pessoa, o atendimento é lento, não dá atenção para as pessoas, não quer saber os problemas que está ocorrendo por conta da falta de energia elétrica, comerciante perdendo seus produtos, pais e mães e família, idosos que precisam de algum equipamento elétrico também passando por dificuldade. Então diante de toda essa situação estou pedindo para a Energiza a substituição desses postes de madeira
por postes de concreto em toda a região do Distrito de Amandina. Aguardamos que eles atendam o nosso pedido e esse pedido traga mais segurança para os contribuintes do Distrito de Amandina”, justifica Claudião.