
Durantes a vigésima Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada a noite de segunda-feira (07), a vereadora Valdenir Martins (Professora Denir), concede Moção Honrosa de Reconhecimento, à senhora Maria Cleide Martinez Cavichioli, artista plástica de notável talento, cujo trabalho artístico é reconhecido tanto em âmbito nacional quanto internacional.
Com a sensibilidade singular e dedicação exemplar, a homenageada tem se destacado por levar a beleza de suas obras a um público amplo por meio de diversas exposições que não apenas projetam seu nome, mas também valorizam e promove a cultura brasileira em toda sua riqueza e diversidade.
Sua trajetória artística é motivo de orgulho para a comunidade e para o Brasil, sendo justo o mérito deste reconhecimento público.
Justificativa: “Submetemos a apreciação dos Nobres Pares a Moção
Honrosa de Reconhecimento N° 001, de 03 de julho de 2025.
A honraria pretende homenagear a senhora Maria Cleide de Martinez Cavichioli, em razão da sua notável trajetória no campo das artes e a sua contribuição para a cultura local, regional e internacional.
Nascida em 1955, na cidade de Terra Rica/PR, Maria Cleide desde cedo demonstrou inclinação artística, sendo incentivada por sua mãe a conquistar seu espaço nas artes plásticas, dança e também o teatro. A arte sempre foi a sua vocação e sua paixão. Autodidata, interrompeu por um período suas atividades artísticas para se dedicar à família e posteriormente fixou sua residência na cidade de Ivinhema/MS, e retomou seus estudos cursando educação artística e artes plásticas na Unoeste, em Presidente Prudente/SP.
Sua dedicação a ensinar e difundir a arte refletiu-se em lecionar nas escolas estaduais Reynaldo Massi, Senador Filinto Muller e Angelina
Jaime Tebet, além das situações particulares, Objetivo e Positivo. Retomou a pintura em 1988, marcando o início de uma fase ainda mais produtiva, sem mais interromper sua criação. Participou de diversas exposições individuais, com menção em publicações como no livro Cultura de Mato Grosso do Sul e teve suas obras adquiridas para acervos particulares em Miami (EUA), Alemanha, além de várias cidades brasileiras, como Cuiabá, São Paulo, Maringá, Curitiba, Presidente Prudente e Campo Grande.
Atualmente, mantém um ateliê localizado na rua Ana de Souza Euzébio, nº 309, no bairro Guiray, em Ivinhema/MS, onde continua a ensinar com dedicação, transmitindo conhecimento, amor e paixão às suas alunas.
Pelo seu legado artístico, dedicação incansável à educação e relevante papel na valorização da cultura sul-matogrossense e brasileira é mais do que justa esta homenagem. Diante disso, conclamo os nobres pares à aprovação desta Moção Honrosa de Reconhecimento à Srª Maria Cleide Martinez Cavichioli, como forma de enaltecer sua brilhante trajetória e sua inestimável contribuição à arte e à cultura”.
Denir falou mais sobre a Moção: “Essa homenagem que estou fazendo para dona Cleide, falo dona Cleide, sim, a maneira que sempre te chamei ela, essa maneira carinhosa que eu gosto muito
dela. Dona Cleide é uma artista, um artista de nome mesmo, a gente chega na casa dela, o ateliê dela, são muitas obras que ela está fazendo. Foi a senhora meia que fez, não acredito, foi, da impressão que foi tirada de uma folhinha e ela colou, é maravilhosa as obras que ela faz. Então eu como professora e ela também, eu acho assim, foi a maneira de homenageá-la de reconhecimento, reconheço o trabalho dela e sei do trabalho maravilhoso que ela faz. Então essa homenagem vai ser muito justa, vai ser brilhante”.
Já em sua indicação, a vereadora solicitou ao DEMTRIVI, que seja estudada a possibilidade de criação de vagas de estacionamento
exclusivas para idosos na Avenida Brasil e Avenida Panamá.
“Essa indicação que estou fazendo para o prefeito e também para o Edimar Travain, que é o nosso diretor departamento de trânsito, foi a pedido de uma amiga minha. Ela disse, Denir, já escutara aquela, agora que chegou a minha vez, eu não tenho. Agora que chegou a minha vez de fazer meus 60 anos, que eu fiz meus 60 anos, tenho minha carteirinha e não tem vaga para mim, nem na Avenida Panamá, nem na Avenida Brasil, quero usar minha carteira, então estarei fazendo uma indicação. Justo que esse mês é o mês do idoso, então nada mais justo e que é pedir umas vagas de estacionamento para o idoso. Eu vou estar lendo a justificativa. A presente indicação tem como objetivo solicitar a criação de uma ou mais vagas de estacionamento exclusivas para as pessoas idosas na Avenida Brasil e
Panamá. Nos locais de grande movimentação, como próximos a bancos, farmácias e comércio, essa medida visa garantir mais acessibilidade e segurança em respeito aos direitos das pessoas
de terceiridade, assegurados pelo estatuto do idoso. Além disso facilita a locomoção e promove a inclusão social deste público que tanto contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade”, justifica Denir.