Ocorreu na noite de segunda-feira (24), às 18:00h, a 69ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Ivinhema. A sessão foi transmitida ao vivo pela rádio Itapoã FM e pela página do Facebook do órgão e continua gravada a disposição dos munícipes. O Secretário do Poder Legislativo, Claudião do Raio-X (PSDB) realizou 3 (três) indicações.

O primeiro pedido do parlamentar foi endereçado ao Prefeito Juliano Ferro (UNIÃO BRASIL) e a Secretária Municipal de Saúde, Francielli Fascincani, para que estudem a possibilidade de incluir no orçamento de 2023, recursos a realizar convênio com hospital particular para realização de cirurgias bariátricas em pacientes do município.

Claudião disse que é sabido que a cirurgia bariátrica é solicitada como último recurso por quem teve diagnóstico de obesidade mórbida e já esgotou outros meios de emagrecimento: ‘’Hoje temos um fila de pessoas que esperam para cirurgias bariátricas, são pessoas que sofrem com problemas de saúde’’.

A segunda solicitação, feita ao prefeito e ao Secretário de Obras, Jonatan Gregório, pediu que seja instalado cerca de alambrado para separar o parquinho da Casa da Cultura e da rodovia BR 376 no Distrito de Amandina. O vereador disse em sua justificativa que o pedido é para garantir maior segurança e conforto aos que ali frequentam em especial as crianças.

“Quando parei para observar, vi o tamanho da necessidade que se faz um alambrado ali naquele local, às vezes a mãe esta na academia e a criança no parquinho e crianças muito pequenas com a BR ali do lado, e a maior agravante que me deixou irritado, e nem coloquei na indicação, porque acho que não há necessidade do vereador pedir para que o banheiro de uma praça seja aberto, contando que as crianças tem que atravessar a rodovia para utilizar o banheiro em comércio”, justificou Claudião.

Por fim, em sua última indicação da noite, encaminhada para o prefeito e para Victor Hugo – Secretário de Habitação foi solicitado que seja desenvolvido esforços na criação de Projeto para substituição das moradias das famílias em situação de vulnerabilidade do distrito de Amandina, essa proposição vem de encontro à necessidade de atender famílias que residem em moradias cobertas por lona, construída com taipa. ‘’Existe uma lei que trata da substituição de moradias precárias, aquela pessoa que tem o terreno todo documentado e que mora em um barraco dentro de seu terreno, mas que não tem condições de construir, então irei passar para o secretário cerca de seis moradias totalmente precárias para que o município em parceria com a Secretaria de Estado de Habitação para que possa estar aplicando esse projeto e substituindo essa moradia’’, disse Claudião.