Na noite da última segunda-feira (24), na sessão ordinária da Câmara Municipal, transmitida ao vivo pela rádio Itapoã FM e pela página do Facebook “Câmara de Ivinhema”, o presidente Valdemar Angelo – Dema (PDT), realizou 1 (uma) indicação.

O pedido de Dema foi encaminhado ao Prefeito Juliano Ferro (UB), solicitando que seja realizado um convênio junto ao CODEVALE, para a realização de castrações de cães e gatos, em situação de rua e aos pertencentes às famílias de baixa renda.

“Sabemos que o CODEVALE possui a disposição um veículo castra móvel para região, bastando apenas o município demonstrar interesse em realizar um convênio para que possa vir para a cidade. Vários municípios vizinhos já realizaram esta parceria. Em Ivinhema, há muitos casos de animais abandonados, como por exemplo na portaria da Adecoagro tem uma cachorrinha que criou 8 filhotes no tempo, e não tem para onde levar, não há um abrigo adequado”, informou.

Dema destacou também, em sua justificativa, diversos benefícios da castração, como o aumento da longevidade, redução da agressividade, do risco de câncer, de fugas, e principalmente a redução de superpopulação de animais de rua. Além de evitar as ninhadas indesejadas e o consequente abandono, sem contar que a castração evita a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais, como a TVT – Tumor Venéril Transmissível – que infelizmente é comum em animais abandonados.