Ocorreu na noite de segunda-feira (23), a 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Ivinhema. A sessão foi transmitida ao vivo pela rádio Itapoã FM e pela página do Facebook do órgão e continua gravada a disposição dos munícipes.

Os vereadores Claudião do Raio-X (PSDB) e Jair do Triguenã (MDB) realizaram juntos 1 (uma) indicação, solicitando a instalação de uma Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos. O pedido foi endereçado ao Prefeito Juliano Ferro (DEM) e à Eduardo Riedel, Secretário de Estado de Infraestrutura.

O vereador Claudião disse que este é um assunto que está sendo bastante discutindo entre os municípios do Estado, inclusive na Secretaria de Infraestrutura. Informou também que o investimento não é tão alto e trará um resultado muito grande na questão de limpeza urbana e meio ambiente.

“Temos um problema muito sério hoje no município que são as sobras de materiais de construção. Uma construção de qualquer maneira deixa resíduos. Esta usina irá utilizar este resíduo para transformar em matéria prima e fabricar tijolos, entre outros elementos que também serão usados na construção civil”, justificou o vereador.

No documento é citado também que resíduos sólidos descartados de forma inadequada, ao longo do tempo, provocam grandes impactos ambientais, e se faz importante a reutilização desses resíduos, que depois de reciclados e processados serão reaproveitados.