Na última segunda-feira, dia 12 de julho de 2021, a Câmara Municipal de Ivinhema aprovou Projeto de Lei Ordinário nº 19 de 2021. O PL autoriza o Poder Executivo Municipal, autor do projeto, a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal.

O valor do empréstimo pretendido pela Prefeitura, junto a instituição financeira, é de aproximadamente R$ 12.360.000,00 (Doze Milhões Trezentos e Sessenta Mil Reais). O montante tem como destino o investimento em obras em duas das principais avenidas da cidade, a Panamá e a Honduras.

Durante o tempo que o projeto esteve na Casa de Leis, foi estudado e discutido, incluindo pedido de vistas pela vereadora Mary Rocha (PODEMOS) na sessão anterior para esclarecimento de informações que estavam vagas. Houve reuniões com o prefeito, engenheiro e com os comerciantes da região, principais interessados nesta obra. Com isso, todos os vereadores foram favoráveis ao projeto que irá beneficiar a população Ivinhemense como um todo.

O vice-presidente Bira (MDB) disse que o projeto é de extrema importância município e criticou rumores sobre a votação: “Há pessoas que não querem o bem de Ivinhema, pois inventam conversas, querendo criar uma briga entre os vereadores e o prefeito. Todos vereadores querem resolver o problema da água nessas avenidas, nós só queríamos que a população e os comerciantes participassem das decisões com os esclarecimentos necessários”.

Mary Rocha ao votar favorável também informou o porquê do pedido de vistas: “Fiz visitas em comércios das avenidas, e ao sentir dúvidas conversando com os comerciantes, dei voz para eles poderem entender melhor do que se tratava, até porque estamos tratando de um projeto com alto valor e precisa ser bem analisado”, disse.

“Meu voto é favorável pois tenho convicção da importância dessa transformação para Ivinhema. Aproveito e parabenizo o Prefeito Juliano Ferro por esse projeto, que fez este compromisso conosco e com a sociedade. Por isso jamais seriámos contra este projeto”, destacou a vereadora Ivonete Mendonça (PSDB).

Prof. Denir (PATRIOTA) disse que sempre foi favorável ao projeto e o tempo a mais para analisar foi bom pois conseguiram fazer diversas reuniões para entender o projeto que irá ajudar os comércios.

Claudião do Raio-X (PSDB) informou que um projeto dessa magnitude, com um valor desse, é para fazer uma grande transformação, por isso é favorável, comparando com o projeto federal da “Minha Casa Minha Vida”: “O prefeito recebendo esta autorização da Câmara Municipal irá administrar um projeto dessa semelhança, pois será fiscalizado pela Caixa Econômica Federal, e os valores serão liberados de acordo com o andamento da obra. A instituição financeira irá fiscalizar através de engenheiro”.

“Parabenizo a Casa, os demais pares, pela maneira em que transcorreu esse projeto na Câmara. Sempre respeitamos a opinião um do outro e só teve demora para ter uma análise mais cuidadosa diante da grandeza do projeto. Estamos compromissados com os anseios de mudança e desenvolvimento para Ivinhema”, destacou o vereador José Wilson (PSDB).

Alessandro Pet shop (DEM) disse que teve várias dúvidas ao receber o projeto e conversou com engenheiros, advogados e gerente de bancos para dirimir suas dúvidas, sendo que inclusive já sofreu muito com as enxurradas pois morou e teve comércio na região.

O presidente Dema (PDT) informou que o projeto sempre foi unanimidade pela aprovação dos vereadores, pois todos querem que o problema destas avenidas seja solucionado: “Convidamos os comerciantes para se reunir também com o prefeito, para ser explicado o motivo do empréstimo, como seria a obra, as etapas, tirar dúvidas e dividimos a responsabilidade com eles com esta aprovação. Este projeto precisa de profissionais competentes na execução da obra pois é um problema muito sério as enxurradas das avenidas e o “buracão” que se formou no final delas”, concluiu.